Usamos cookies propias y de terceros para mejorar nuestros servicios, si continúas navegando en esta página, consideramos que aceptas su uso en los términos indicados en nuestras políticas. OK | Más información

Informação do curso

Apresentação

O conceito de medicina fetal pode ser entendido de uma forma alargada como o conjunto de ações preventivas e/ou interventivas realizadas durante a gestação. O especialista em medicina fetal atua em conjunto com outros especialistas para promover a saúde e o bem-estar do binômio mãe-feto durante a gestação. Atua no diagnóstico, aconselhamento e tratamento de intercorrências ligadas ao feto e também na coleta de material para exames (como na amniocentese e na biópsia de vilo corial) ou na realização de procedimentos intrauterinos para oferecer ao feto um melhor prognóstico.

O aumento da informação disponível sobre patologia fetal e o crescente desenvolvimento tecnológico incrementam a complexidade no trabalho das complicações da gestação e obrigam a ter um domínio cada vez maior e especializado de conhecimentos.

Sendo assim, a pós-graduação em Medicina Fetal consta de uma parte teórico-prática e uma prática-presencial que terá lugar nas instalações do Núcleo de Excelência em Ultrasson (NEXUS), centro que está completamente equipado com o que há de mais moderno em tecnologia para o diagnóstico de patologias fetais.

A parte teórico-prática combinará a formação presencial no Nexos junto com a formação online no Campus Virtual da Fetal ID Education Barcelona.

Dirigido a

O curso é dirigido a médicos com conhecimento básico em ultrassonografia obstétrica ou médicos que desejam ampliar seus conhecimentos na área de atuação de Medicina. Ao finalizar o curso, os participantes estarão aptos para atuar como especialistas em Medicina Fetal e disporão de critérios atualizados para o diagnóstico e o manejo da patologia fetal.

Objetivo geral

Treinar especialistas em Ginecologia e Obstetrícia ou em Radiologia para o manejo de gestação de alto risco, com ênfase no diagnóstico e tratamento dos problemas que acometem o feto.

Habilitar e aprimorar o especialista em Ginecologia e Obstetrícia ou em Radiologia para reconhecer os aspectos técnicos e científicos em relação aos principais temas de Medicina Fetal e aplicar raciocínio crítico no diagnóstico e tratamento, privilegiando o enfoque humanístico.

Estrutura docente

A pós-graduação em Medicina Fetal tem caráter teórico-prático, de perfil único na Região Centro-Oeste, proporciona atualização na área de Medicina Fetal, visando a melhoria no exercício e desempenho profissional além de possibilitar o conhecimento de novos protocolos estabelecidos no Brasil e Barcelona.

O curso será ministrado por especialistas em Medicina Fetal de diversas regiões do Brasil em colaboração com a Fetal ID Education Barcelona e sua equipe docente.

O nosso projeto tem um novo conceito educacional em relação as demais pós-graduações em Medicina Fetal do país, pois se baseia na aplicação de metodologia ativa de aprendizagem permitindo maior rendimento aos estudantes.

Acreditações

Sempre que o aluno tenha cumprido os requisitos exigidos para obtenção da titulação, Fetal I+D Education de Barcelona e Nexus, emitirão um certificado de Pós-graduação, reconhecido pelo Ministério de Educação do Brasil (MEC).

Período do curso

Maio 2021 – Outubro 2022

Número de vagas:

Serão ofertadas 25 vagas.

As vagas serão preenchidas por ordem de pré-inscrição.

Organização:

Fetal ID Education Barcelona - NEXUS (Núcleo de Excelência em Ultrassom)

Direção do curso:

Evaldo Trajano
Francesc Figueras
Renato Sa
Eduard Gratacós

Localidade:

O curso acontecerá no auditório e nos laboratórios do NEXUS em Brasília. Já as disciplinas da Fetal ID Education Barcelona serão realizadas pela plataforma online.

Pré-requisitos

-Ter concluído o curso de graduação plena em Medicina.

-Possuir conhecimento básico em ultrassonografia obstétrica.

-Possuir conhecimento básico de língua espanhola de modo que o aluno seja capaz de entender vídeos em espanhol (os vídeos podem ser vistos ilimitadas vezes).

A carga horária será distribuída da seguinte forma:

A carga horária será distribuída da seguinte forma:

  • Sessão introdutória
  • Serão 6 encontros teórico-práticas presenciais. Datas a serem definidas.
  • Cinco módulos online da Fetal ID Education Barcelona, acessadas de forma individual por cada estudante em seu local de estudo. Cada módulo contará com aulas de teoria online, resolução de casos clínicos e master classes.

Investimento:

Valor total do investimento: 12.000€ com desconto de 5% para pagamento total à vista.

Este valor também poderá ser pago em REAIS e parcelado em até 18 vezes (18X de 4.000,00 REAIS).

Mais informações:

Amanda de Arambula

+34 671 203 447 (WhatsApp)

Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

Estrutura e conteúdo do curso

O curso é composto por cinco módulos online e seis aulas presenciais.

O curso tem início com uma aula presencial de Introdução à Medicina Fetal. Em seguida, haverá cinco ciclos de módulos online, sucedidos de aulas presenciais e masterclasses. Após os 5 módulos, haverá a entrega do TCC no final da pós-graduação.

Os módulos que compõem o curso são os que seguem:

  • Diagnóstico Morfológico e Genético
  • Doppler e Patologia Placentária
  • Neurossonografia Fetal
  • Ecocardiografia Fetal
  • Patologia fetal

Para conclusão da pós-graduação é obrigatório cursar e ser aprovado nas disciplinas presenciais, nos módulos online do convênio com Medicina Fetal Barcelona e realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

As práticas presenciais serão ministradas ao final de cada um dos módulos teóricos e em princípio serão realizadas nas seguintes datas:”

  • 14, 15 y 16 de Mayo 2021
  • 09, 10 y 11 de Julio de 2021
  • 17, 18 y 19 de Septiembre de 2021
  • 12, 13 y 14 de Noviembre de 2021
  • 04, 05 y 06 de Febrero 2022
  • 01, 02 y 03 de abril de 2022
  • 08, 09 y 10 de julio de 2022
  • 28.29 y 30 de octubre de 2022

Summer School

5 dias de atividades presenciais em Barcelona, que incluem reuniões com professores, demonstrações ao vivo e outras atividades experimentais. Summer School 2021.

Pré-inscrição:

A pré-inscrição é obrigatória e deve ser feita através do nosso site com os seguintes dados:

  • Nome completo
  • Número do Passaporte
  • Nacionalidade
  • País de residência
  • Especialidade Médica e data de emissão
  • Carta de motivação
  • Resumo Curricular

O candidato deve garantir que atende a todos os requisitos para participar deste processo seletivo. Não serão aceitas pré-inscrições incompletas.

Uma vez que a pré-inscrição tenha sido recebida e validada, o candidato passará por um processo de seleção e avaliação.

As pré-inscrições estão abertas até 15 março de 2021, e são divididas nas seguintes rodadas de admissão*:

  • 1ª Rodada: até 05 de dezembro de 2020.
  • 2ª Rodada: de 06 de Dezembro de 2020 a 05 de janeiro de 2021.
  • 3ª rodada: de 06 de janeiro de 2021 a 15 março de 2021.
# Prazo de inscrição Resolução de Admissão Prazo de pagamento (50%)
1ª Rodada 05/12/2020 15/12/2020 22/12/2020
2ª Rodada 05/01/2021 15/01/2021 22/01/2021
3ª Rodada 15/03/2021 05/04/2021 15/04/2021

*As rodadas de admissão estão sujeitas à disponibilidade de vagas

Os candidatos receberão uma notificação por e-mail sobre as datas definidas, com aceitação correspondente e passos a seguir.

Uma vez admitidos, os candidatos devem assinar uma carta de compromisso para concluir a Pós-Graduação, bem como pagar 50% do valor da matrícula como sinal para garantir sua vaga. O valor restante da matrícula deverá ser pago no prazo máximo de um mês a partir da resolução da admissão.

Retirada ou cancelamento da matrícula:

Caso o aluno deseje o cancelamento da matrícula no curso, devem enviar uma carta ao coordenador, solicitando o cancelamento formal de sua matrícula. Os pagamentos efetuados não serão reembolsados.

Requisitos para obtenção de certificado

Para a obtenção do Certificado de Conclusão de Curso de Pós-graduação, o aluno deve satisfazer as seguintes condições:

  • Apresentar a documentação necessária para ingressar no curso (Diploma de Medicina, histórico acadêmico e fotocópia do documento de identidade ou passaporte).
  • Apresentar frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) em relação ao total de horas/aula efetivadas para o canal teórico, bem como nas aulas práticas;
  • Apresentar TCC aprovado pelo orientador, com entrega de 01 cópia impressa e encadernada, acompanhada por arquivo digital em PDF (CD ou pendrive);
  • A entrega do TCC poderá ser prorrogada, a critério da coordenação do curso, uma única vez, pelo prazo de 90 dias após o término da pós-graduação
  • Ser considerado apto pela Coordenação do curso, que levará em conta a participação dos alunos nas aulas teóricas e práticas, nos Seminários Avançados e nas avaliações teóricas realizadas ao longo da Pós-graduação.
  • • Os alunos que atenderem com sucesso a todos os requisitos acadêmicos exigidos receberão o Certificado de Pós-Graduação emitido pela Fetal I+D Education Barcelona®, Espanha.